Gerson Munayer

landscape designer

  • Gerson Munayer

Aves Ornamentais no Paisagismo

Atualizado: 6 de Ago de 2018

Os grandes jardins da história são como um desenho idealizado da paisagem, como cada civilização desejava que ela fosse. Reunindo natureza e arquitetura, mostra-nos antigas formas de pensar, de agir e de viver, as quais refletiram-se na criação dos seus jardins, determinado por um estilo.


As Aves Ornamentais é toda aquela destinada ao ornamento de jardins de casas, chácaras, fazendas e parques. Normalmente, são aves de porte variado, vistosas pelas suas plumas coloridas, pelo seu canto, características próprias e de baixa interação com as pessoas.

Sociáveis, porém territorialistas, aves de uma mesma espécie e/ou tamanho poderão viver pacificamente em ambiente livre integradas ao jardim, estas irão agregar valor as composições paisagísticas fazendo o controle biológico do espaço no controle de pragas como lagartas, gafanhotos, formigas, cupins, aranhas entre outras pragas que danificam nossas plantas e oferecem riscos a saúde, afinal, algumas pragas são espécies peçonhentas.

Fáceis de serem mantidas, não necessitam de contato físico com o ser humano. Poderão se acostumar a viver em torno das pessoas se apresentando calmas e tranqüilas. Muitas espécies são fiéis ao espaço de convívio, permanecendo no mesmo local onde foram acostumadas, mesmo quando soltas.


O Paisagista, com conhecimento de composição paisagística e distribuição de espaços, aliado a sua intuição, faz a diferença na estética do jardim.É preciso ter um conhecimento prévio do ambiente natural, sobre os recursos naturais, sobre os impactos que o homem causa a natureza e o que pode ser feito para a introdução destas belas aves que irão compor o projeto de paisagismo.


A presença destas aves, das plantas e o contato com a natureza tem a finalidade de recolocar o homem em seu próprio ritmo natural de vida, ensinando-o a viver de acordo com o ritmo da natureza para que desta forma possa restabelecer seu equilíbrio emocional.O ideal seria se todos pudessem conviver, ver crescer e, após algum tempo, colher os frutos que revelam toda sua plenitude.

28 visualizações
  • Preto Ícone Instagram
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Pinterest Icon