- Gerson Munayer
Xeropaisagismo - Projetos Contemporâneos
Atualizado: 5 de Ago de 2018
A nomenclatura xerófita tem a sua origem no grego: Xeros tem o significado de seco e Phytos tem o significado de planta ou vegetal. Uma tradução literal do nome seria: planta de seco, o que realmente as plantas xerófitas são, plantas típicas de ambientes e climas secos, com menor disponibilidade e precipitação pluvial de água.

O Cacto Bola é uma das denominações populares de uma espécie vegetal cientificamente denominada de Echinocactus Grusonii. é um exemplo de planta xerófita nativa da América Central, mais precisamente do México
O Brasil tem um clima perfeito para a introdução de espécies xerófitas nos Projetos de Paisagismo pelo fato de termos temperaturas altas praticamente por todo o ano.O Sudeste apresenta uma característica interessante, durante o dia temperaturas altas e a noite temperaturas baixas. Esta característica reproduz os climas de deserto, dias quentes e noites frias, condições perfeitas para o plantio destas espécies.
As espécies xerófitas contam com inúmeras adaptações morfológicas e fisiológicas que permitem seu pleno crescimento e desevolvimento saudável, entre eles podemos descriminar:
Caules e Raízes que possuem a capacidade de armazenar água para as necessidades vitais das plantas
Folhas de tamanho pequeno e que são cerosas (possuem uma espécie de cobertura que recorda a cera) e muitas vezes, as folhas destas plantas são do tipo espinhos (adaptação), que fazem com que a evaporação da água se torne menor, fazendo com que a planta consiga sobreviver por mais tempo;
Raízes fortes que crescem muito e adentram ao solo para alcançar os lençóis de água subterrâneos;
Entre as espécies mais utilizadas nos projetos de paisagismo podemos citar o gênero das Agaves , Aloes e Cactáceas. No planejamento do espaço, deve-se levar em consideração que as espécies xerófitas apresentam espinhos onde, devemos avaliar os riscos para crianças e animais domésticos. Deve-se considerar também que algumas espécies apresentam toxicidade , exigindo o conhecimento técnico de um Paisagista para introdução de espécies que não ofereçam riscos para crianças e animais domésticos.